Aspectos Nutricionais

Por Dr. Juliano C. Ludvig e Dra. Luiza D. Perini
Médicos, Especialistas em Gastroenterologia

O acompanhamento nutricional é importante durante o tratamento e manejo dos paciente com constipação crônica. Algumas orientações importantes incluem: 

Pratique atividades físicas regularmente

Respeite o desejo evacuatório: Crie o hábito de evacuar todos os dias no mesmo horário. 

Coma devagar, mantendo horários regulares das refeições e mastigue bem os alimentos. 

Aumente o consumo de fibras: Alimentos vegetais fornecem dois tipos de fibras: fibras solúveis, que possuem grande capacidade de retenção de água, criando maior volume fecal e fibras insolúveis, que aumentam o peso e o volume fecal. Tente comer 6 ou mais porções diárias de frutas e vegetais. 
• Polpa de frutas (laranja, maça), legumes e hortaliças (cenoura, vagem, abóbora) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha) são fontes de fibras solúveis.
• Cereais integrais (arroz, trigo, milho, aveia), soja e casca de frutas (pera, ameixa) fornecem fibras insolúveis.  

Aumente o consumo de frutas: As frutas são alimentos ricos em fibras que auxiliam na regularização do intestino. A fruta fresca é uma maneira doce de adicionar a fibra à sua dieta. Procure consumir as frutas preferencialmente com a casca onde está concentrada a maior parte das fibras.  

Coma frutas e não sucos de frutas: Se você gosta de um copo de suco de laranja pela manhã, tente comer uma laranja no lugar. Laranjas contêm fibras solúveis e insolúveis que podem ser perdidas se você beber apenas o suco. Comer toda a fruta tem outros benefícios: não há adição de açúcar, possui menos calorias e vai te saciar. Se você ainda quiser ficar com o suco, tente variedades feitas de polpas. 

Consuma verduras e legumes diariamente.  Habitue-se a iniciar as principais refeições com verduras e legumes, preferencialmente crus. 

Inclua alimentos integrais na dieta. Os alimentos integrais (pão integral, arroz integral, macarrão integral, farelo de trigo, aveia, linhaça, granola, dentre tantos outros), possuem uma maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. 

Aumente a ingesta de líquidos: O consumo de fibras deve sempre ser acompanhado da ingestão de líquidos, como sucos, chás e principalmente água (1,5 a 2,0 litros/dia).

Evite o uso de medicamentos laxativos sem orientação médica, eles possuem efeitos colaterais e podem prejudicar o funcionamento do seu intestino.

 

Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the  merican Pancreatic Association (APA).

Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

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